07
NOV

Foi iniciado em novembro de 2011 o processo de conversão da base de dados dos sistemas administrativos da ADC. As informações contidas na base de dados do CISI, atualmente em SYBASE (software proprietário), foram convertidas gradualmente para banco de dados MYSQL (software livre), como parte da proposta de reformulação e evolução planejada desses sistemas.  Em um primeiro momento, a conversão se deu em ambiente de testes, para posterior migração, por etapas, para ambiente de produção.

A migração para o ambiente de produção já foi iniciada pelo sistema da CAD, sendo que a conclusão da migração dos sistemas restantes está prevista para o final de dezembro de 2011.

Este projeto está sendo trabalhado desde o início de 2010, com rotinas de estudos e treinamentos. Foram migrados mais de 20 sistemas, englobando 2.000 programas e uma estrutura de cerca de 500 tabelas.

Foram realizados ainda estudos de ferramentas de modelagem de banco de dados e ferramentas de testes em aplicativos. Este último estudo teve a contribuição do professor Guilherme Travassos que ministrou aulas para a equipe de desenvolvimento.

Esse processo, pelo fato de ser longo e criterioso, englobou toda a equipe de desenvolvimento, contando ainda com o suporte técnico dos administradores de rede do CISI, e com a colaboração do Marco Ramiro atuando nos processos de estudos de migração dos dados e implementação final do banco.

A próxima etapa prevista para a reformulação dos sistemas é a unificação do controle de acesso (preservando perfis diferenciados de permissão) e a padronização da interface.